Pior exemplo de estratégia de Marketing é ignorar seu principal cliente

Temos assistido, lido e escutado sobre o problema no campo de grama artificial de um certo estádio de um grande time, onde exatamente o local que era, veja era, a vitrine do fornecedor dessa grama, por no mínimo falta de visão dos profissionais dessa empresa, jogando assim no lixo a imagem do produto.

Continue lendo “Pior exemplo de estratégia de Marketing é ignorar seu principal cliente”

Prevenção a fraudes é da responsabilidade da instituição financeira

Prevenção a fraudes em transações eletrônicas, a melhor forma é entendendo o perfil do cliente.

Recentemente, eu como cliente, tive duas experiencias, uma positiva e outra muito negativa por negligência da instituição e, nesse caso, fui fraudado.

Atuando com prevenção a fraudes há mais de 10 anos, tive o privilégio de conviver com profissionais da área tanto de prevenção como de segurança da informação, onde aprendi com cada um e seria injusto mencionar nomes e esquecer de algum.

Continue lendo “Prevenção a fraudes é da responsabilidade da instituição financeira”

Empatia, um diferencial para tudo que fazemos, agora “empatia digital”


Em 1984 fiz um treinamento de vendas nos EUA, como na época minha função era técnica, fiquei 2 meses entre vendas e suporte a vendas.

Nesse treinamento uma palavra foi muito usada “empatia” um conceito em vendas que marcou minha carreira.

Passei a acreditar que para tudo que fazemos, se não houver empatia, se não soubermos nos colocar na posição do outro, fica muito difícil fechar qualquer acordo, é como se estivéssemos querendo impor nossa vontade, não se importando com o outro.


Continue lendo “Empatia, um diferencial para tudo que fazemos, agora “empatia digital””

Executivo e ser pai, em especial, de uma menina

eu minha filha e neta

Quando somos profissionais agressivos temos algumas dificuldades com a família, ultimamente tenho participado de palestras sobre startups, por exemplo, e ouvi muito que se tem que trabalhar 12, 15 e mais horas por dia, acho até mais clichê que realidade, mais para se autovalorizar, mas é só minha opinião.

Fora isso, nos meus contatos de trabalho, tenho observado empresas que apelidei de “máquina de fazer loucos” pois exigem dos seus funcionários uma dedicação que não permite uma vida familiar sadia.

Continue lendo “Executivo e ser pai, em especial, de uma menina”

Administrar o tempo é essencial especialmente em home office

Um dos principais problemas que temos quando em home office é com a administração do tempo.

Em geral convivemos com o francês “JáQue”, por nós mesmos ou pelas pessoas que nos cercam, afinal “já que” estou aqui vou fazer tal coisa e vem a distração.

Outro aspecto são as interferências oriundas das mensagens, conferencias, telefonemas, tenho muitos amigos executivos que sentem saudades do tempo que, apesar de trabalharem mais horas que o acordado com a empresa, fora do ambiente de trabalho, em geral não eram importunados, hoje dizem não haver mais limites, são acionados a qualquer horas.

Continue lendo “Administrar o tempo é essencial especialmente em home office”